Javascript de carregamento do Jquery
Portal do Governo Brasileiro

Alunos da Seduc disputam vaga no Parlamento Juvenil do MERCOSUL
Quinta, 13 Outubro 2016

Dois estudantes da rede pública estadual de ensino, tiveram seus projetos selecionados, na fase estadual, para a edição do Parlamento Juvenil do MERCOSUL/PJM 2016-2018, coordenado pela Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro da Educação, com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Gabriel Freitas Lima, aluno do 1º ano do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) João Henrique de Almeida Sousa, escreveu o projeto “Liderança de Turma: A participação ativa e comunicativa dos jovens”, que visa incentivar o protagonismo juvenil através da comunicação e participação nas discussões para o planejamento e desenvolvimento das atividades da escola, com foco no diálogo entre alunos e gestores.

 alunos

Hitaedson Ribeiro Matos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio na Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, voltou seu olhar para a deficiência cultural literária dos jovens na atualidade e desenvolveu o projeto “Academia de Letras Juvenil: Protagonismo juvenil a serviço da cidadania”, que busca promover a cultura e a prática da leitura e da escrita entre os jovens.

Agora, Gabriel e Hitaedson, disputam uma vaga para representar o Piauí. O eleito terá mandato de dois anos e vai participar ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto por parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

Apenas jovens com idade entre 14 e 18 anos poderão participar do processo eleitoral. Para votar basta entrar na página do PJM, fazer o cadastro e eleger um dos estudantes piauienses para compor a equipe do Parlamento Juvenil do Mercosul. A votação será aberta no dia 30 de outubro e se estende até 05 de novembro. E o resultado será divulgado no site do PJM no dia 10 de novembro.

Fonte: 180graus

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC
Brasil - Governo Federal