Javascript de carregamento do Jquery
Portal do Governo Brasileiro

Parlamento Juvenil do Mercosul seleciona estudantes da rede estadual
Segunda, 26 Setembro 2016

Iniciativa busca promover o protagonismo dos jovens, abrindo espaço para diálogos.

Os estudantes Nathan de Souza Raimundo, do Ciep 323 – Maria Werneck de Castro, em Irajá, e Jéssica da Cruz, do Colégio Estadual Miguel Couto, em Cabo Frio, foram escolhidos para a seleção final do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Ao todo, 13 projetos sobre protagonismo juvenil de alunos de todo o Estado foram inscritos na pré-seleção. Os três mais bem pontuados passaram para a próxima etapa, que será conduzida pelo Ministério da Educação (MEC).

Os alunos selecionados terão seus perfis e projetos divulgados em um portal criado pelo MEC, para a consulta pública. Eles passarão por um processo eleitoral, que acontecerá entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro. Neste período em que o público escolherá o melhor projeto, o estudante poderá promover sua candidatura por meio de vídeos e postagens em suas redes sociais.

O Parlamento Juvenil do Mercosul busca promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões sobre temas vinculados à educação.

 

Dois anos de mandato

O eleito para representar o Brasil no PJM tem mandato de dois anos. Durante este período, participa do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do parlamento.

Representante de Cabo Frio, Jéssica apresentou projeto instituindo a disciplina Cidadania.

– A implantação da matéria seria fundamental para a formação de uma geração de estudantes mais preparada para atuar na sociedade – afirmou a aluna.

Já o projeto de Nathan defende a importância de despertar a “consciência verde” nos jovens.

– Após constatar a falta de uma consciência ambiental, comecei a pensar em como poderia ajudar meus colegas a praticar ações simples, como a reciclagem de lixo – disse Nathan.

 

Fonte: Jornal do Brasil

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC
Brasil - Governo Federal